AGAP
Área de associado

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Projeto PAHA


Projeto PAHA

 

 

Promover a Atividade Física e Saúde no Envelhecimento

A Europa está a envelhecer rapidamente

A Europa enfrenta um grave desafio demográfico. Todos os anos, a esperança média de vida no Velho Continente aumenta em três meses e o número de pessoas com mais de 65 anos vai duplicar nos próximos 50 anos, colocando uma enorme pressão sobre os nossos sistemas de saúde e segurança social.

Ao mesmo tempo, sabe-se agora que a inatividade é a quarta maior causa de morte em todo o mundo. Os malefícios causados pela falta de atividade física estão bem documentados, assim como os custos económicos significativos associados a estilos de vida sedentários.

A prevenção de doenças e a promoção da saúde através da atividade física pode ajudar as gerações europeias mais velhas a permanecerem independentes e a manter uma boa qualidade de vida o maior tempo possível. Por outras palavras, a atividade física é uma medida eficaz de custos reduzidos na redução do risco das doenças não transmissíveis (NCDs), tais como hipertensão e diabetes, além de que promove a interação social, a participação na comunidade e melhora os níveis de coesão social.

Apesar das fortes evidências mostrarem que esse investimento pode resultar numa maior qualidade de vida e melhor saúde, os Estados-Membros da UE gastam, em média, menos de 3% dos seus orçamentos anuais de saúde na prevenção e promoção da saúde. Porque podem ser modificados, os fatores de estilo de vida devem estar no centro das estratégias e das intervenções públicas destinadas a combater as doenças não transmissíveis. Simplesmente precisamos mais pessoas, mais ativas, mais frequentemente.


O Projecto PAHA

O projeto da Promoção da Atividade Física e Saúde no Envelhecimento (PAHA) é uma intervenção adaptada para idosos com diferentes capacidades funcionais. Através de um programa de exercício supervisionado e estruturado para idosos (55-65 anos de idade), o projeto PAHA pretende converter pessoas inativas em praticantes regulares a um nível que seja benéfico para a sua saúde, apoiando assim as Orientações da UE sobre Actividade Física e da Semana Europeia do Desporto.

Em cada um dos oito países parceiros do projeto - Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Portugal e Reino Unido - 3 ginásios executarão 3 programas de exercício supervisionados, com a duração de 6 semanas e 15 participantes por programa. Para o efeito, os instrutores, professores e outros trabalhadores envolvidos no projeto receberão formação específica tanto em matéria de competências motivacionais como de promoção do envelhecimento ativo.

A participação nos programas experimentais será gratuita e, aos seniores que participem no projeto, ser-lhes-á oferecido um regime preferencial para continuarem a praticar exercício por um novo período mínimo de seis meses, bem como outros incentivos não monetários.

Por último, mas não menos importante, a adequada medição e avaliação será crucial. Através de um sistema de avaliação abrangente, o projeto PAHA irá desenvolver standards transversais que serão disponibilizados para as estruturas de formação de organizações desportivas em toda a Europa. O objetivo é criar uma metodologia que facilmente possa ser adaptada e replicada em diferentes configurações, permitindo que mais cidadãos se iniciem na prática regular de exercício e de atividades físicas que potenciem a saúde.

Parceiros do projecto PAHA:

EuropeActive – EU/BE
Fundación General de la Universidad Europea de Madrid (UEM) – ES
Johann Wolfgang Goethe-Universität - DE
SkillsActive - UK
Associação de Ginásios de Portugal (AGAP) - PT
The Hungarian Health and Fitness Association (HFHA) - HU
Sport-Ionad Reiguinach Chorcai Teo (Leisureworld) (IrelandActive) - IE
Finnish Health and Fitness Center’s Association (SKY) - FI
Attic Union of Gym Owners (AUGO) - EL

E, como parte integrante do programa experimental Fit & Sund - DK

O projeto tem a duração de 18 meses e começou no dia 1 de janeiro de 2015

 

Consulte AQUI o flyer em português.

 

Consulte AQUI o plano de intervençao de 6 semanas.



Esta acção é co-financiada pela Comissão Europeia

 

 

 



Torne-se um associado da AGAP

participe nas nossas sondagens

Receba a Newsletter da agap


Conheça as vantagens de estar na AGAP e Adira já.

patrocinadores platina


Technogym - The Wellness Company     DINAMIC     MANZ     PRECOR     PROZIS     GIMNICA - BRANCO & SERRA, LDA     GYMPASS    

patrocinadores gold


CEDIS - CONSULTORES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA     Maquinasport, Aparelhos de Desporto, S.A.     FFITTECH - Portugal     bProfit     OSSFITNESS     myoFX     Trainingym