AGAP
Área de associado

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Nova equipa AGAP aposta em...


Nova equipa AGAP aposta em Continuar, Integrar, Inovar!

 


Quero expressar, em primeiro lugar, os meus agradecimentos a todos os membros atuais da minha equipa, por terem aceite o desafio que lhes propus. Muito obrigado!

 

O desafio a que me refiro é de responsabilidade acrescida, tendo em conta o legado que recebemos, fruto de uma gestão exemplar, que dignificou e deu reconhecido mérito à AGAP, junto da tutela, do setor e internacionalmente. 

 

Tendo como Visão – “Ser o ponto de convergência da prática do exercício físico em Portugal” e como Missão – “Apoiar, com transparência, todos os associados, promover a prática do exercício físico e garantir a qualidade do serviço prestado ao consumidor” diria que, com uma realidade preocupante, quanto aos rácios da população portuguesa que pratica atividade física acompanhada, de 7%, segundo os dados do último Barómetro do mercado português, comparados com os 18% dos nossos vizinhos espanhóis, um dos objetivos desta equipa, passa por criar condições que promovam a prática do exercício físico na população inativa, quero dizer, “tirar as pessoas do sofá”, adotando hábitos de vida saudáveis. 

 

Sendo certo que a prática de exercício físico tem implicações diretas e incontornáveis na qualidade de vida da população, na melhoria dos seus índices de produtividade, na diminuição do absentismo, na prevenção de doenças, nomeadamente no flagelo da diabetes tipo II, com os tremendos custos diretos no SNS, entendemos dever continuar a alertar as autoridades para esta realidade, propondo medidas, entre elas, do foro fiscal, com a eleição, em sede de IRS/e-fatura, das faturas dos ginásios, por forma a dar às pessoas vantagens diretas, claramente percebidas, que as motivem a aderirem à prática do exercício físico acompanhado.

 

Quanto às empresas, entendemos promover também um plano de vantagens fiscais, em sede de IRC, para aquelas que apoiem, incentivem e patrocinem os seus colaboradores na prática de atividade física acompanhada, assim como, para as do setor, estas últimas, por elas próprias promoverem e oferecerem aos seus sócios com a sua atividade, melhores condições de saúde e bem-estar, com a adoção de estilos de vida saudáveis.

 

O desafio abraçado pelos atuais Corpos Sociais para o presente ano é ambicioso, tendo como ponto de partida a conclusão do Projeto Integrador iniciado pela equipa antecessora. Com isto pretende-se um crescimento da AGAP, com a abertura dos Estatutos à entrada de novos associados.

 

Entendemos que um setor mais informado e unificado será sinónimo de um setor mais eficiente, com maior representatividade, logo com capacidade para melhor se fazer ouvir.

 

Já iniciámos um novo formato de ações de esclarecimento sobre a legislação que regula o setor, em parceria com o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, com a realização de dois eventos, um em Lisboa e o segundo no Porto, focados nas revalidações dos Títulos Profissionais dos Técnicos/as do Exercício Físico- TPTEF, complementadas por uma apresentação de novos conceitos que começam a vingar nos mercados internacionais e a dar os seus primeiros passos no nosso mercado; falamos das designadas Boutiques e Boxes. Ficámos muito satisfeitos com a adesão e consequente êxito destas ações, que certamente serão para replicar em outros pontos do país, promovendo assim uma maior proximidade.

 

Entendemos, também, fazer sentido propor que os dois principais eventos do mercado português do fitness, o “Encontro Nacional”, da AGAP e o “Portugal Fit”, da Manz, tivessem uma realização integrada e simultânea, dando corpo a um megaevento de dimensão europeia.

 

Vamos continuar a apoiar os associados na luta contra a distorção de concorrência. Pela primeira vez, já em Abril de 2016, foi a própria ASAE a pedir à AGAP a denúncia dos locais à margem da Lei, que os nossos associados tenham identificado. Até hoje podemos ter perdido muitas batalhas mas esperamos, no final, vencer a guerra.

 

joão mousinho pimentel

 

 
 



Torne-se um associado da AGAP

participe nas nossas sondagens

Receba a Newsletter da agap


Conheça as vantagens de estar na AGAP e Adira já.

patrocinadores platina


Technogym - The Wellness Company     DINAMIC     PRECOR     PROZIS     GIMNICA - BRANCO & SERRA, LDA     GYMPASS    

patrocinadores gold


CEDIS - CONSULTORES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA     Tranquilidade     Maquinasport, Aparelhos de Desporto, S.A.     FFITTECH - Portugal     bProfit     OSSFITNESS